domingo, 29 de agosto de 2010

As crianças e o Futuro


Imagem: Banco de imagens do Google
Site origem: mensageirosdoamor.com

Ainda tenho na memória uma frase que ouvi ainda na adolescência. "Quando vemos uma criança devemos ter dois sentimentos: Carinho pelo que ela é hoje e respeito pelo que ela será amanhã."
Vejo os governos negligenciando a juventude, mas isso não é só culpa do sistema, mas também das famílias, que preferem ver seus filhos trabalhando do que estudando.
Muitos diriam "Já terminou o ginásio, tá bom..." O que vemos atualmente é uma legião de jovens jogados nas escolas, desobrigados de aprender e que não vêem a hora de poder parar de estudar para ganhar um dinheiro. O governo deveria dar mais motivação... As famílias deveriam dar mais incentivo...
Nossas crianças tem um mundo de informação disponível a um clique de mouse, mas preferem ver amenidades... O problema não está nas crianças, mas em nós adultos que temos que orientar os mais jovens a adquirir conhecimento para enfrentar a vida.
O sistema de ensino público parece que não mais cobra o aprendizado dos alunos. Que bagagem eles terão na hora de fazer uma faculdade? Que futuros profissionais teremos prestando serviços para a sociedade?
A grade escolar já tem muita coisa, mas eu me pergunto se não poderíamos reformular os conteúdos que os jovens deveriam aprender. Exemplos?
  • Educação Moral e Cívica. (incluindo Direitos e Deveres do cidadão) Por que pararam de passar essa matéria tão importante na formação dos jovens?
  • Etiqueta social e empresarial. Muita gente não sabe nem como se portar na sociedade e no trabalho.
  • Educação para o Trânsito. Conteúdo importantíssimo para pedestres e futuros motoristas. Muitas desgraças seriam evitadas se as pessoas tivessem mais consciência.
  • Matemática aplicada a vida prática. Muita gente sabe resolver equações complicadas, mas não sabe fazer contas elementares do dia-a-dia.
  • Internet e informática.
  • Saúde e medicina básica. (Identificação, prevenção e tratamento de doenças).
Tem muitas outras coisas que gostaria de citar, mas que não me ocorrem no momento.
As crianças que vejo no Brasil serão os adolescentes que encontrarei quando retornar do Japão, assim como os adolescentes serão os futuros adultos da nossa sociedade. Devemos pensar bem como guiar esses futuros cidadãos. Eles herdarão o mundo em que vivemos hoje.

Deixo aqui expresso o meu carinho pelas crianças que me cercam:

  • Chiyuki, razão da minha vida e do meu esforço;
  • Henrique e Flávia, do Titoin e da Rosangela;
  • Djeni e Gueu, da Denise;
  • Vinícius, da Elizângela, minha comadre;
  • Yasmin, do Marquinhos;
  • Felipe, da Solange e do Edson;
  • Mônica e André, do Professor Luís;
  • Kauan e Rayane, do Ivan e da Suzana;
  • Amanda e Alexandre, do Nonô e da Mônica;
  • Arthur e Lucas, do Márcio e da Regina;
  • Marcelinha, do Marcelo e da Aline;
  • Sayme, Bibi e Chelsea, da Lesley;
  • Fabrício, dos meus amigos paraguios;
  • Lukita, da Cláudia e da Bete;
  • Douglas, da Elizangela e do Marcelo...
E tantas outras crianças que não caberiam nesse espaço. Todas moram no meu Coração e desejo sinceramente que elas tenham um futuro brilhante.

domingo, 22 de agosto de 2010

ELEIÇÃO É COISA SÉRIA!!!

Imagem: Banco de imagens do Google Site de origem: ilustrando.zip.net

Não sei se os políticos nos fazem de palhaços, ou se somos nós que nos deixamos enganar... Depois de anos sem participar de nenhuma eleição, talvez eu não tenha direito de reclamar da política do meu país, mas sinto um grande despreparo por parte dos eleitores no sentido de identificar qual o candidato ideal e merecedor do seu voto.
Entra ano, sai ano e a política parece que não muda. A mentalidade muito menos. Vejo por aí muitos candidatos que foram protagonistas de grandes escândalos e que tem a ousadia de vir a público pedir o nosso voto... Muitos dos políticos que foram acusados de graves crimes contra o patrimônio público, hoje aparecem com pose de pessoas íntegras e com tom sério na voz.
Nessa onda de aproveitar a ignorância das massas, muitos aspirantes a político estão na mídia pedindo o seu precioso voto. Talvez a frase acima soe meio infeliz, mas infelizmente é o número de votos que elege esse bando de fihos d@ put@, e não os votos conscientes...
O ex-presidente Collor foi eleito por uma massa desinformada... O sujeito Jovem, bonito para os padrões da época, atlético, com boa oratória e com pose de político honesto... Elegeu-se sobre a plataforma de "caçador de marajás"... Deu no que deu, foi derrubado do poder sob Impeachment. Saiu do planalto sob os gritos de "fora ladrão" e "revista ele"...
Quero sair da generalização, mas a frase "brasileiro tem memória curta" se confirma a cada eleição. O referido sr. Collor renunciou antes do Impeachment para não perder seus direitos políticos. Elegeu-se anos mais tarde para outros cargos depois de cumprir seu tempo sem se candidatar.
Ainda me lembro da minha professora Cida de História e Geografia no ginásio: "gente, eleição é coisa séria... Não vai votando em qualquer um sem conhecer o passado político dele. Se você se interessar pelo trabalho de um determinado candidato, busque o passado dele... Pergunte para as pessoas mais velhas sobre ele!!!"
Como disse anteriormente é a massa que elege essas pessoas que serão responsáveis pelo país que é de todos nós... Vou deixar uns pequenos exemplos de candidatos para que as pessoas reflitam sobre a sua atitude eleitoral:
  • Tiririca. "Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!" O que será que ele quer fazer lá em cima? Talvez sua gestão seja voltada para o direito dos palhaços e para a popularização das calças coloridas...
  • Maguila. Ele me parece ser uma boa pessoa, simples, humilde, boa praça, mas totalmente despreparado para assumir um cargo dessa natureza.
  • Integrantes do KLB. Dois dos irmãos se candidataram. Aproveitando sua popularidade,muitas das meninas de dezesseis anos votarão neles. Será que esses meninos bem-criados conhecem os problemas do nosso cenário político?
  • Tati-quebra-barraco... Putz, foi isso mesmo que eu escrevi? Desculpem, mas as entrevistas dela para a mídia devem vir cheias de gírias, palavrões e sentenças de duplo sentido... Deviam arrumar um cargo na área de educação para ela. A "contribuição" seria grande...
  • Mulher-Pêra. O que ela quer fazer? Lutar pela redução no preço das frutas? Oras façam-me o favor! Se quiserem votar nessas pessoas, estejam a vontade, mas não reclame depois que o país está uma merd@...
Certa vez li em algum lugar: "O povo despreparado que quer que seus políticos sejam bons é comparável a uma pessoa feia que quer ver uma imagem bonita no espelho!" Que a consciência seja uma atitude presente nesta próxima eleição.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Muita filosofia e pouco dinheiro

Foto: Denise Nishimura A filosofia nos ensina que dinheiro não é tudo. Concordo, mas tenho que acrescentar que esta frase deve ser complementada por mais explicações acerca da realidade da vida que a maioria de nós levamos. As pessoas querem acreditar que podem viver com pouco dinheiro. O pouco a que me refiro é uma quantidade insuficiente para uma vida digna. Oras, se vamos filosofar, eu diria: Nem só de pão vive o homem!
As pessoas precisam de muitas coisas para ter uma vida digna: Casa, comida, lazer, cultura, atividades físicas e mentais, assistência médica, educação e muitas outras formas de interação social. Tudo isso não é possível se não hover dinheiro!!!
Dinheiro é fundamental em qualquer lugar, mas no Brasil a gente sente os efeitos de sua carência de maneira mais evidente. Dizem que o dinheiro não traz Felicidade... Concordo em termos, mas a falta de dinheiro é hoje a origem dos problemas da maioria das pessoas.
Vejo pessoas com grande potencial jogadas no esquecimento, pois não possuem dinheiro para desenvolver seus projetos.
Vejo pessoas doentes que não se curam por falta de dinheiro para custear remédios e tratamentos.
Vejo casais que se amam verdadeiramente e que, apesar de muito esforçados, não podem viver em dificuldades financeiras. Saem marido e mulher, muitas vezes em direções opostas para desesperadamente buscar trabalho (consequentemente dinheiro) e vão se distanciando gradativamente.
Vejo pessoas que não comem direito, não dormem direito e caem em depressão por conta de dívidas.
Sei que nem todas as pessoas estão nessa situação por vontade própria, mas também sei que muitas pessoas que passam por dificuldades hoje é porque foram negligentes no passado, desperdiçando preciosos recursos que hoje seriam melhor aproveitados.
As pessoas que gostam de filosofar que me perdoem, mas aqui vai uma coisa que me parece óbvia: Dinheiro é fundamental! Deus nos deu o livre arbítrio juntamente com a sabedoria para que fizéssemos as escolhas certas. Não estou dizendo para as pessoas saírem por aí e trabalharem como loucos, juntar dinheiro como os avarentos e privar-se das coisas da vida. O que é necessário que se entenda é que devemos administrar o dinheiro e dar-lhe o seu devido valor e importância. Então peço para as pessoas filosofarem menos e cuidar mais do seu dinheiro, assim, teremos menos pessoas com problemas financeiros no futuro.

sábado, 7 de agosto de 2010

Frases que a gente escuta

Tem umas coisas que a gente escuta e pensa: "Foi isso mesmo que eu ouvi?"
Nesta minha passagem pelo Brasil, que já dura sete meses, ouvi frases e frases... Confesso que ri muito de umas, fiquei ofendido com outras... Aí vem na cabeça da gente aquela frase: "Melhor ouvir isso do que ser surdo!"
Para encurtar a conversa, vou postar algumas frases que achei que mereceram destaque.

"Mas vai ser folgado assim lá na Coréia!"
Ouvi isso na época em que as fiscais da Zona Azul atuavam no Brás. Estacionei, mas resolvi colocar o carro em outro lugar. Nisso a mal-educada e racista da mulher que estava fiscalizando achou que eu estava fugindo dela para não tomar multa. Foi quando ela proferiu essa frase infame. Ela achou que eu fosse coreano.

"Olha mãe! Uma água-viva morta!"
Essa frase engraçadinha foi de uma menina na praia de Cidreira-RS ao ver uma medusa morta na areia.

"A minha filha nasceu de um milagre, pois eu tinha um problema no útero esquerdo." Não vou citar o nome da dona desta frase, mas quantos úteros tem essa mulher?

"Bah cara. Tu me causou um prejuízo, heim!"
Frase dita por um motoqueiro que tentou me ultrapassar dentro de uma rotatória pela esquerda. Como resultado dessa manobra errada, ele quebrou o cotovelo, o carona quebrou o tornozelo, a moto ficou danificada e o porta-treco foi para o beleléu...
O carro que eu conduzia ficou com a porta esquerda toda amassada, o paralama amassado, o retrovisor foi para o saco e ainda por cima tive que ir várias vezes na delegacia. O cidadão me pediu duzentos reais pelas despesas médicas e táxi. No final, quase fui processado por dano físico culposo (sem intenção). Amarguei uma conta meio alta com o conserto do carro.

"Você veio de avião?
Ouvi essa pergunta de uma amiga quando cheguei do Japão. Deu vontade de responder: Não, vim de ônibus. Agora tem um ônibus anfíbio, sabe?


"A senhora quer sentar?"
Essa pergunta foi feita por uma adolescente que estava sentada na cadeira azul do Metrô (preferencial para gestantes, idosos, portadores de deficiência e pessoas com criança de colo).

"Você é japonês nascido no Japão é?"
Aí eu me pergunto: O que eu respondo?

"Moço, agora a Yamaha lançou uma moto de 2000 cilindradas que é o bicho!!!"
Desculpe, mas eu não estou sabendo. (isso é uma moto, ou é um foguete?) Que lorota!!!

"Foi os japoneis que inventaro a Yamaha!!"
Nossa! Não diga... Essa afirmativa veio de um motoqueiro bêbado.

"Ou mano, eu vou te dar a real... querendo dá um tapinha num bagulho , mas sem grana... aqui na luta, trampano mais tá difícil... Tem como arrumá algum ?" Esse grandissíssimo FDP, além de maconheiro é cara-de-pau! Vem pedir dinheiro para fumar maconha?!!! Quem tem seu maldito vício que sustente!!!

"Participem da grande campanha de libertação"
Tudo bem... Vamos nos libertar dos vícios, da macumba, do mal olhado, da crise, mas... Quem vai nos libertar da lavagem cerebral que sofremos constantemente?

"Só ônibus" Placa no corredor de ônibus na estrada de Itapecerica da Serra. Detalhe: Muitos motoristas "espertos" trafegam pelo corredor exclusivo.

"Cuidado com o cão!"
Aviso no muro de uma igreja evangélica.

"Eu nasci no dia do meu aniversário!"
Putz... Que coincidência... Eu também!!! A frase acima veio de um menino de cinco anos.

Bem... Essas são as frases que mais marcaram e que ainda lembro. Muita coisa já rolou e muita água vai rolar. Daqui para o final do ano tem muito chão!!! Espero poder postar mais coisas interessantes por aqui. Um abração a todos e fiquem na Paz!!!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ser, ou não ser...

Sempre que se fala de Jesus, ou do cristianismo, nos vem na cabeça as mensagens de Amor, Perdão, Compreensão e Fraternidade que Ele nos deixou. Jesus foi um homem irrefutavelmente fantástico!!! Sua mensagem continua atual e continuará assim até tempos onde a nossa idéia nem alcance. Com sua meiguice, Sabedoria e o dom da palavra, Ele conseguiu mostrar aos homens a força do Amor e quão Sublime é o perdão...
Com o passar do tempo, a religião cristã parou de ser perseguida e o Cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano. A Igreja foi instituída. Passou de perseguida a caçadora e julgadora de pagãos e infiéis. Muitos dos demais cultos "pagãos'' foram considerados heresia e seus praticantes foram queimados nas fogueiras da "santa" inquisição. Na Idade Média, os monarcas tiveram que dividir o poder com o clero. Criou-se o conceito de inferno para amendrontar as pessoas e força-las a aderir ao catolicismo. Criou-se também o conceito de Purgatório para ludibriar-se as pessoas e assim tomar-lhes dinheiro. Pelo poder religioso tinha-se o poder político, então o conteúdo da bíblia não podia ser transmitido fora da igreja, a fim de que a dominação não enfraquecesse.
Com a inevitável evolução dos tempos e com a ajudinha de pessoas como Lutero, a bíblia passou a ser editada e distribuida em outros idiomas que não o Latim. Muitos dos texto bíblicos foram excluídos por terem sido considerados heréticos. Fico imaginando que interesses obscuros fariam com que a igreja escondesse esses registros.
Bem... De lá para cá, muita coisa aconteceu... Muitas pessoas foram assassinadas, humilhadas e roubadas "em nome de Deus"...
Hoje, a dominação é feita de uma forma diferente... A bíblia é um livro que dá margem a diversas interpretações diferentes. Muitas vezes, quem está "ensinando"o evangelho nos mostra a interpretação que mais convém para a igreja.
Quanto mais me aprofundo na história, mais me chocam as injustiças que a igreja cometeu. Gostaria de saber o que Jesus pensa com relação as barbaridades que se cometeram e que ainda se cometem "em nome de Deus"...
Sinceramente, eu hoje vivo um dilema: Ser, ou não ser cristão.
Paro, penso e enfim digo para mim mesmo: Não! Prefiro ficar fora, fazendo minhas análises, interpretando a vida, as religiões e Deus de maneira livre.
Vejo muitos irmãos (não são todos) que só são cristãos porque são meramente membros de uma igreja. Vaidosos, arrogantes e com o coração de pedra, preferem gastar seu tempo tentando mostrar ao mundo que são melhores que os outros, do que fazendo caridade pura e sincera...
Confesso que perdi a fé nos homens e na igreja, mas nunca perdi a Fé em Deus.