
Quando o livro O Segredo foi lançado, causou uma grande euforia. A autora “revelava” o mecanismo das realizações humanas baseadas na forma como as pessoas vibravam seu pensamento de maneira positiva. O segredo, como foi mostrado para as pessoas, em linhas gerais resumia-se na ação contínua do cultivo do pensamento positivo. Criar e consolidar um desejo fazendo com que ele se realize no plano material. Na teoria parece bem simples, mas não foram levados em conta todos os outros fatores que fazem parte do processo que vai permitir, ou não que o desejo se realize.
Dentre esses fatores podemos enumerar:
*Karma. Você está predestinado, ou não a receber certos benefícios;
*Coração. Sua índole boa, ou má tem papel decisivo na questão da realização de um desejo;
*Meios. Não basta apenas pensar positivamente, mas usar os meios certos para que o Universo conspire a seu favor. Trabalhar persistentemente em cima dos seus projetos fazendo com que sua mente encontre fórmulas para viabilizá-los, ao invés de esperar um milagre cair do céu.
*Segredo. Os ocultistas dizem que o segredo torna a canalização das suas energias mentais mais fortes. Ou seja, não saia por aí falando sobre os seus projetos. Compartilhe-os somente com quem tem um desejo sincero de que você os realize. Muita gente com certeza vibra contra o seu progresso, mesmo que inconscientemente.
Muita gente aplica os fundamentos do segredo em sua vida sem ter idéia de que isso é uma idéia pré-estabelecida desde a antiguidade. A sabedoria vem com a experiência e com a idade. A grande maioria das pessoas, no entanto, adquirem muito conhecimento teórico que muitas vezes não aplicam de maneira efetiva em suas vidas.
O grande terremoto da região nordeste do Japão que foi seguido de um violento tsunami abalou as estruturas econômicas do país, agravou a crise, ceifou muitas vidas e deixou uma grande nuvem negra de pessimismo pairando no ar. Esse pessimismo coletivo extremamente contagioso pegou muitos incautos e levou-os a sintonizar a idéia de que as coisas estão ruins.
Quando apresentamos uma idéia para o nosso subconsciente, seja ela boa, ou ruim, a sintonia com o cosmo já está estabelecida. Depois dessa crise tem muita gente dizendo que as coisas não estão dando certo. Que está havendo uma sucessão de eventos ruins acontecendo em suas vidas.
Aí eu me pergunto: Cadê as pessoas que dizem que aplicam o segredo em suas vidas?
O que essas pessoas não sabem é que sintonizando a idéia de que as coisas estão ruins elas mesmas estão atraindo esses contratempos para suas vidas.
Não quero aqui criar um pseudo-otimismo, mas fazer um apelo para que as pessoas mudem a sua forma de pensar. O pensamento coletivo é muito forte e se existe algo que podemos fazer de imediato é essa mudança de sintonia. Talvez o segredo não seja aplicável a todos de imediato, mas plantar uma boa semente agora é um bom começo. Quanto mais rápido iniciarmos o cultivo de boas sementes, mais rapidamente colheremos os frutos de tudo de bom daquilo que desejamos.