Foto: Banco de imagens do Google.
Ontem foi o feriado da entrada da Primavera (Shunbun). A Primavera traz consigo a perspectiva de que o frio está indo embora. Logo vem o colorido das flores, a beleza do desabrochar das cerejeiras, hanami, churrasco no parque e passeios aos rios e praias. “Nossa, ainda bem que acabou o frio” dizem alguns incautos. Ledo engano. Todos os anos é a mesma coisa. O tempo dá uma amenizada, as pessoas pensam que o frio foi embora, mas esquecem que o restinho do frio, a rapinha do inverno ainda está por vir. Apesar de entrarmos oficialmente na Primavera agora, o frio vai perdurar por mais algum tempo, assim é aconselhável que você tenha sempre uma blusa a tira-colo. Vai dar um chuviscada, o frio e os ventos vão dar uma última judiada na gente e depois de tudo, aí então o tempo começará a esquentar.
Na Primavera a natureza renasce e renova as nossas esperanças. Já vai fazer um ano que o terremoto seguido de Tsunami fez um grande estrago no nordeste do Japão. Ainda me lembro da histeria de muitos dos meus compatriotas. Muita gente se precipitou e foi embora. Como era de se esperar, o povo desta nação se uniu e se organizou para num primeiro momento, amenizar os efeitos da tragédia. Posteriormente a nação se mobilizou para arrumar a casa. Campanhas de economia de energia elétrica mobilizaram a população e as empresas. Ainda há muito o que arrumar, mas o Japão mostrou ao mundo novamente que é capaz de se levantar e voltar á luta. Isso se deve não só ao sistema organizado, mas também á força do seu povo. Tenho certeza de que muitos de nós, brasileiros e outros estrangeiros que moram aqui também vestiram a camisa e dentro de seu alcance fazem o que podem para ajudar o país.
O tempo voa!!! Mal virou o ano de 2011 para 2012 e já estamos no final de Março... Começa tudo de novo... Alergia ao pólem da Primavera (kafunshou), Irritação, espirros, coriza e ardência nos olhos... Para quem pega remédio com o clínico geral, sugiro que consulte um otorrinolaringologista. na verdade o otorrino é um médico especializado na parte afetada pelo Kafunshou, assim ele poderá indicar o remédio mais adequado ao problema. Todos os anos eu passo maus bocados na Primavera por causa da dita alergia. Ia no clínico geral e recebia remédio para alergia. Ainda assim, sofria bastante... Neste ano, um amigo “japa” me aconselhou procurar uma clínica de otorrinolaringologia (Jibi-inkouka, ou simplesmente JIBIKA). Realmente, os resultados do tratamento estão sendo bem mais satisfatórios.
Na verdade, eu gostaria de dispor de dinheiro para poder passar esses meses de Março, Abril e Maio lá no Brasil... Assim não precisaria tomar remédio e também não seria afetado pela alergia. Quem sabe um dia, rsrsrs... Maio também é o mês de aniversário da minha filha, e nessa época é meio difícil para mim estar longe dela. Aliás, conheço muita gente por aqui que por algum motivo vive longe dos amados rebentos. Não é fácil passar Natal, Ano Novo, dia dos pais, dia das mães e aniversários longe das pessoas que amamos, mas poesia a parte, dinheiro é a alavanca que move esse mundo e sem ele não poderemos proporcionar um futuro digno para eles. É muito fácil dizer que tem que dar Amor, mas na hora que as contas apertam, a poesia fica de lado e temos que encarar a dura realidade. Uma grande prova de Amor já é por si só o fato de sacrificarmos os preciosos momentos que podemos estar ao lado deles em prol proporcionar-lhes bem-estar.