domingo, 9 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012

Foto: Banco de imagens do Google

Esses dias estávamos em Agosto... Tive muitos problemas de ordem pessoal e quando vi já estava em Dezembro. Gente, desculpem-me mas não tive condições de postar nada em Setembro, Outubro e Novembro... A imagem acima casa bem com a sensação de longa jornada que é essa minha vida de Japão. Vi na internet esses dias alguém perguntando ”como foi o ano de 2012 para você?” Se eu fosse responder de maneira bem sucinta eu diria: Foi foda!!! Desculpem os mais pudicos, mas essa resposta foi a que mais se ajustou ao meu ano de 2012. Não que não tenham acontecido coisas boas, mas aconteceram uma sucessão de coisas não muito boas que ao meu ver, em quantidade, foram incomuns na minha vida.
Sei que a vida de todo mundo é corrida... Também sei que tanto no Brasil, quanto no Japão, em geral as pessoas enfrentam problemas, mas para mim, esse ano foi incomum.
  -Em Janeiro comecei o ano contraindo Influenza... Fiquei alguns dias de molho, com todos aqueles sintomas chatos que uma gripe forte pode causar... 
  -Tive alguns desentendimentos com familiares. Tem um monte de gente querendo se apossar do meu sítio no Brasil, e acho que vou acabar perdendo mesmo... Mas se não houver jeito mesmo, farei uma doação para alguma instituição de caridade. Essas instituições de caridade geralmente possuem advogados ferozes que ganham qualquer causa...
  - Além da loja que toco em Aichi, trabalho fazendo transporte de funcionárias para uma grande empresa: A Belltech. O meu trabalho vai bem, obrigado. Minhas chefes são muito educadas e meu senpai (colega veterano) é muito prestativo comigo. O problema reside em algumas das minhas passageiras que nunca estão satisfeitas com nada... Se ando depressa (note bem que, ninguém exceto aqueles japinhas bem velhinhos andam a 30, ou 40 por hora), algumas passageiras reclamam... Não reclamam diretamente para mim, geralmente ligam no escritório fazendo queixa... Se ando devagar essas mesmas também reclamam... Se ligo o rádio reclamam... Se não ligo, algumas sentem falta... Se ligo o ar condicionado, umas reclamam... Se não ligo, reclamam... Rsrsrs... Vai saber... Bem... Se não consigo agradar a todas, pelo menos tento fazer o meu trabalho o melhor possível... Tenho carinho e respeito por todas elas.
 - Quando retomei meus estudos na Unip, fiquei completamente perdido... Fiquei afastado por um ano e ainda assim, sinto-me meio perdido ainda. A minha sorte é que tenho colegas de turma maravilhosas que sempre me dão um apoio. Procuro retribuir me esforçando o máximo na realização dos trabalhos em grupo. Apesar do prazer que sinto estudando matérias como literatura, Ciências sociais e linguística, conciliar a faculdade com os outros compromissos, por vezes, quase me deixa louco.
  -Nesse ano conheci muita gente... Algumas pessoas que realmente valeram a pena e que acrescentaram muita coisa na minha maneira de ver o mundo. São pessoas que não vivem naquela mentalidade do funcionário de fábrica. Apesar de trabalharem em fábrica, muitas pessoas possuem uma vasta bagagem cultural: Conhecem muitos países, falam outros idiomas, como francês, italiano, inglês e espanhol... Alguns tem formação superior... Eles falam de trabalho, mas o assunto não se restringe ao “eu faço mais peças que você, eu sou o Bam-bam-bam, eu faço muito zangyou, eu tenho muitos anos de Japão...” 
Tem gente que quando conversa nos dá uma aula de vida... Isso me faz lembrar uma citação que ouvi certa vez: “Pessoas vazias me dão sono...”  Pois bem... Ganhei alguns amigos, perdi outros... Alguns não farão falta, outros porém, será uma pena não poder beber mais na fonte de seus conhecimentos...
  -O clima entre Japão e China não andou bem, por causa de umas ilhas próximas a Taiwan. O governo Japonês diz que as ilhas são do Japão. A china reivindica seus direitos sobre o local. Acendeu-se mais uma vez uma velha rivalidade e abriu-se novamente antigas feridas. Esses impasse está afetando a economia por aqui. Já falou-se de crise, de queda nas bolsas, mas ninguém falou de solução.  Esperamos que o panorama econômico melhore já a partir de Março do próximo ano. Aqui no Japão as pessoas andam meio preocupadas. A crise de 2008 deixou muita gente apreensiva. A verdade é que o futuro é incerto e as pessoas não gostam muito desse clima de insegurança.
Falando em segurança, tenho acompanhado as notícias sobre a onda de violência no Brasil e fico preocupado. Ato contínuo... Trabalhamos muito para construir uma vida no Brasil... Mas... Será esse Brasil de violência para o qual estamos tão desejosos de voltar? Nossa Pátria Amada, mas tão maltratada e tão jogada ao descaso pelos nossos governantes... Espero que as autoridades façam alguma coisa para devolver a Paz para as pessoas.
  -Já faz um tempo estou sentindo uma dor terrível nas costas. Tem tempos em que ela acalma, mas tem horas que a dor é insuportável. Fui no massagista... Fui no acupunturista... Bem... Como paliativo para a dor foi muito bom, mas eu queria solução. Fui no Ortopedista e fiz vários exames, incluindo uma Ressonância magnética... Resultado: Hérnia de disco em dois pontos na região lombar. A boa notícia é que segundo o médico, esse tipo de hérnia é bem “comum” e no estado que está pode sarar. Restrições? Não posso pegar peso e nem fazer atividades muito intensas...

Mas nem tudo são pedras no caminho... Esse ano me trouxe novas mudanças: Mudei de casa, agora estou morando mais próximo a loja. A loja também mudou para um local mais amplo onde poderemos atender melhor os nossos clientes. Estou findando mais um semestre da faculdade (agora preciso correr atrás de um estágio)... Minha filha que antes relutava em vir ao Japão, enfim resolveu vir me visitar... Fiquei muito feliz!!! E enfim, a última boa nova: Vou ser pai novamente.