Tenho observado o mundo e percebi que a evolução das coisas nos trouxe muitas facilidades e a vida foi se tornando mais fácil, ou pelo menos, menos difícil... A tecnologia, a globalização e a melhoria das coisas deixou o mundo mais pequeno e o volume gigantesco de informações se espalha pelo planeta de maneira vertiginosa.
Apesar de todas as mudanças, uma coisa é certa: O certo sempre vai ser certo e o errado sempre vai ser errado. Nesse caso não existe meio-termo...
Desde que me vi vivendo nesse mundo, sempre ouvi as pessoas pregando a Paz, o bom-senso, a bondade, a honestidade e por aí vai... Sempre ouvi dizer que no final, o Bem sempre triunfa... Apesar de todas as boas lições que eu e todo mundo recebemos, o mal sempre existiu... Sempre me deparei com pessoas dispostas a fazer o mal... A gente sempre ouve notícias de alguma maldade que foi feita...
Tenho a impressão de que com o advento da internet toda aquela maldade que muitas vezes não chegava aos nossos olhos e ouvidos, toda aquela sujeira e todo tipo de ações imundas cometidas por pessoas que se dizem seres humanos, ficaram mais evidentes. Os noticiários, os sites de notícias e até mesmo o Facebook tem escancarado aos nossos olhos o tamanho da maldade humana...
Só para começar, não entendo como pessoas podem ter tanta perversidade a ponto de enforcar animais indefesos e postar as fotos de tais maldades na internet como se fosse um ato digno de admiração. A inversão de valores chegou num ponto tão absurdo que é difícil imaginar que essas pessoas achem que esse tipo de atitude não seja certo... Aliás, todos nós que nos dizemos humanos temos a obrigação de saber e entender o conceito de certo e errado!!! A vida é feita de decisões... Muitas vezes somos obrigados a tomar uma decisão, e é aí que entra a importância de se ter uma noção profunda sobre o que é certo e o que é errado. Outro ponto importante é: a passividade também conta como atitude. Traduzindo: Não tomar uma atitude também é uma atitude!!!
Um fato que me chamou a atenção é a questão do combate ao bullyng nas escolas. Parece que esse problema tem diminuído consideravelmente, ao menos sob os olhares atentos do professores e monitores, mas é fora do ambiente escolar que as coisas acontecem.
Hoje os valentões e sua turma promovem verdadeiros shows de baixaria e humilhação. Espancam, humilham e causam feridas físicas, psicológicas e emocionais em suas vítimas. Enquanto isso vários celulares são usados para filmar e registrar esses atos bestiais intensificando ainda mais a humilhação da vítima. Uma multidão de estudantes assiste ao espetáculo bizarro passivamente. Parecem estar apreciando e se regozijando com o sofrimento alheio... As cenas são postadas na internet e servem como afirmação para essas pessoas de personalidade fraca.
Gente, cadê a turma do deixa-disso? Será que a Razão e o bom-senso morreram? Por que ninguém toma uma atitude???
A culpa é de todos!!! Dos pais que não souberam educar... Dos colegas que contribuem para que essa barbaridade aconteça, seja por omissão, seja por medo... Do governo que não investe na segurança... E finalmente de todo cidadão que passa e pensa: “Não é problema meu...”
Lembro de uma vez em que um amigo meu recebeu um elogio e respondeu com outro elogio... Ambos sorriram e uma terceira pessoa disse: “Vocês estão inspirados hoje!!!”
Guardo a frase que ele disse na memória até hoje:
“O mundo seria tão melhor se as pessoas ao invés de trocar agressões, trocassem gentilezas...”
Aprendi que a vida é feita de decisões. Tomar uma decisão é uma atitude... Não tomar uma decisão também é... Cabe a cada um de nós saber o que é certo fazer... Daí teremos que carregar na consciência as consequências dessas atitudes...