1991 - A história da mídia brasileira no Japão é um livro que, como indica o título, mostra a trajetória do jornalismo e dos veículos de informação brasileiros no Japão. A história do jornalismo feito na garra, com os recursos que se tinha na época é parte da trajetória dos braslileiros que foram para o Japão, primeiro na condição de decasséguis e, mais atualmente na condição de imigrantes. Desde que se iniciou o processo migratório em massa de brasileiros para a Terra do Sol Nascente, todos viviam isolados e a carência de notícias do Brasil e até mesmo do Japão se tornou um grande problema. A barreira do idioma contribuiu fortemente para que o panorama das notícias do Japão e do mundo fosse inacessível para os brasileiros através dos jornais e noticiários japoneses. Com o tempo, as comunidades de cidadãos brasileiros passaram a se organizar e a instauração de várias mídias teve início. Toda carência sempre terá os pioneiros, aqueles que se movimentam antes de todo mundo, aqueles que deram os primeiros passos tanto nas questões de notícias e informações, como nos segmentos de utilidade pública, entretenimento e anúncios. A história da mídia brasileira se mescla e se confunde com a história dos decasséguis. As comunidades foram sofrendo mudanças, muitas vezes, orquestradas pelos ventos da necessidade ou das crises. A obra em questão é um verdadeiro registro que contribui fortemente para resgatar essa história, tanto do jornalismo e das mídias, quanto da comunidade brasileira. Muitas tentativas, muitas lutas, fases de sucesso e muitos fracassos, mas isso tudo só vem para reafirmar o dito popular sobre a nossa brava gente... Somos brasileiros e não desistimos nunca!
Em tempo, ganhei o meu exemplar autografado do próprio jornalista Ewerthon Tobace, que é uma pessoa muito gentil e que faz parte dessa história.
O livro foi publicado em 2018, no âmbito das comemorações dos 110 anos de imigração japonesa no Brasil e contou com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e do Consulado Geral do Brasil em Tóquio e a distribuição foi gratuita.
Siga a CliC Japan no Instagram https://www.instagram.com/clic_japan/
O evento também teve a cobertura das mídias brasileiras, entre elas o Portal Mie e a Altenativa
https://alternativa.co.jp/eventos/168579/ciranda-literaria-e-cultural-em-hamamatsu/