Nessa época, o comércio se aquece e há um grande volume de venda dos mais variados artigos relacionados a copa do mundo. Tem muita gente que, mesmo sem ter condições, parte para o sacrifício e compra a televisão de sonhos só para acompanhar essa grande festa. Nos dias de jogo, muita gente não vai trabalhar, alguns comércios fecham durante as partidas e os compromissos giram em torno das possibilidades.
Tem muita gente que bebe em demasia, perde o bom-senso e perturba a Paz dos outros. Já vi uma confusão começar com um sujeito em "clima de festa" assoprar aquelas cornetas (chamam aquilo de vuvuzela) na orelha de um transeunte. O cara não estava num bom dia e acabou dando uns sopapos no engraçadinho.
Aqui no Brasil, vê-se carros com bandeiras, casas com bandeiras... Bandeiras desenhadas no asfalto, nos muros e paredes... É um verdadeiro festival de verde e amarelo.
Acho bacana essa euforia toda. Nosso povo precisa desses pequenos pedacinhos de Felicidade, por mais efêmeros que eles possam ser. Fico imaginando o quanto seria bom se esse clima de festa se estendesse a outros eventos futebolísticos como os campeonatos estaduais, o campeonato brasileiro...
Que bom seria se a rivalidade fosse somente dentro de campo... Os jogos dos campeonatos estaduais mais parecem um conflito de gangues, onde torcedores (brasileiros de ambos os lados) se confrontam nas ruas e estações gerando espetáculos bizarros de selvageria.
Pelo menos nessa época de copa do mundo, as torcidas se unem para vibrar por um só time: A seleção brasileira... Isso, por si só, já pode ser considerado um fenômeno. Terminada a copa, a insanidade das torcidas infelizmente volta a tona...