


Como dekasegi, trabalhei em várias empresas ligadas a Toyota e posso afirmar com convicção que o controle de qualidade é rigorosíssimo. Todos os procedimentos de elaboração e produção de peças são estudados minunciosamente. A forma como cada operário deve produzir, checar e montar determinada peça é desenvolvida e estudada e é seguida rigorosamente para que não haja comprometimento da qualidade.
A filosofia é: Produzir e oferecer produtos de altíssima qualidade, com custo reduzido, buscando a plena satisfação do cliente. Nesse sentido, a busca obstinada pela qualidade visa não somente a satisfação como também eliminar o risco de um produto mal fabricado (furyou) causar transtornos ao cliente. O grande fantasma da indústria é a perda da credibilidade, uma vez que a concorrência é acirrada, o comprador insatisfeito pode migrar para outra marca.
Uma grande empresa ligada ao grupo Toyota é a Aisin Seiki, que produz uma série de peças que vão desde simples molduras de borracha, até complexos elementos como câmbios, bancos e afins.
É uma empresa admirável devido ao seu sistema organizacional. Como a maioria das empresas que trabalham para a Toyota, a Aisin Seiki é rígida com os seus funcionários, com o controle de qualidade e com a segurança. Quando na Admissão, os candidatos são entrevistados e passam por exame médico para checar a saúde. Tatuagens não são admitidas, mas algumas vezes passam despercebidas. Os candidatos passam três dias fazendo treinamento remunerado. Nesse período, estuda-se as normas da empresa, formas racionais de produção, segurança no trabalho e controle de qualidade.
Embora a empresa seja rigorosa por um lado, por outro há a preocupação com o bem-estar dos funcionários. A empresa inscreve todos no seguro-saúde, inclusive os dependentes. Faz eventos de confraternização. Premia os funcionários assíduos com um bônus que é depositado mensalmente e que o funcionário recebe quando sai da empresa.
Como disse anteriormente em outra postagem, não posso falar das marcas que eu não conheço, mas tive o privilégio de ver como são produzidas as peças para a Toyota. Todos estão suceptíveis ao erro, como pudemos ver anteriormente no recall do Prius, mas posso afirmar que tenho motivos para confiar na marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário