domingo, 9 de março de 2014

A hipocrisia nossa de cada dia

Foto: Banco de imagens do Google

Costumo dizer que a demagogia é uma parente muito próxima da hipocrisia. Quem é que não está já de saco cheio desses políticos fazendo pose de austeridade e, depois de eleitos, quando chega a hora de trabalhar a pose muda totalmente.Vendo o Brasil daqui de fora, sinto uma grande tristeza de saber que a grande massa ignorante vai vender o seu voto novamente para um dos partidos que mais se corrompeu como nunca antes visto na história desse país... Vão atravancar o progresso de uma nação inteira em nome do comodismo... Em favor de um governo que investe na sem-vergonhice de uma massa que prefere correr atrás da inscrição de tudo quanto é "bolsa" do que ir atrás de um emprego... Esse mesmo governo que, igual aos bandidos de rua, age descaradamente na certeza da impunidade.
Sempre digo que a corrupção é a mãe de todas as outras carências do país. Só que se observarmos bem, a hipocrisia é uma via de mão dupla... Estamos cercados por gente hipócrita... Aliás, estamos mergulhados num mar de gente hipócrita...  Se por um lado a hipocrisia do governo é descabida, por outro lado a hipocrisia do povo não fica muito para trás, visto que em toda eleição elegem-se as mesmas figurinhas carimbadas. Já diziam uns amigos meus de mais idade: "O brasileiro tem memória curta." Está aí uma grande verdade... É de se ficar no mínimo indignado, afinal, quantos políticos sob denúncias de corrupção são expostos pela mídia todos os dias e esses mesmos políticos voltam a cada eleição para pedir o seu voto! E você ainda continua votando nele?!

Como disse aí em cima, vivemos cercados de hipocrisia... Sei que todo mundo dissimula em maior, ou menor grau, mas a hipocrisia descarada me incomoda profundamente. Principalmente vinda daquelas pessoas que estão muito próximas a mim. 

-Naquelas pessoas na sua escola que falam mal de você pelas costas, mas que estão sempre te bajulando para que você as ajude nas tarefas difíceis. 
-No seu trabalho, quando todo mundo só é seu amigo até você ser promovido... Se você fica na sua você é metido... Se você se esforça, é taxado de puxa-saco... Batem nas suas costas, mas falam mal de você para o chefe no intuito de desestimular qualquer chance de promoção...
-Naqueles parentes que desejam que você fique bem, contanto que não fique melhor do que eles... 

Quando a facada vem de uma pessoa estranha, você até que fica chateado, mas supera, no entanto, quando vem de dentro do seu círculo de relacionamento aí a decepção é grande... 
Tenho um ex-irmão que não é exatamente um poço de virtudes, mas que um dia resolveu cuidar da minha vida e a falar mal de mim pelas costas. Começou a apontar os meus defeitos e a me chamar de mal-caráter... Bem... Eu já tinha engolido tanto sapo, afinal eu gostava dele e apesar de todas as coisas sujas que ele fez, limitei-me a me calar e guardar para mim todas aquelas coisas... Quando descobri todas as coisas que ele fez e falou dentro da minha casa e da minha loja ele conseguiu destruir toda a consideração que um dia tive por ele e que não era pouca. A hipocrisia dele me enoja e fez com que todos aqueles sapos que engoli nesses anos todos ficassem indigestos... Hoje estou num processo de desintoxicação e vou vomitar todas as coisas que ficaram encravadas na minha garganta. O volume de idiotices que ele fez é tão extenso que para colocar tudo para fora terei que escrever um livro.
O maior erro que cometemos é pensar que só porque tratamos alguém de maneira fraternal esse alguém vai ter conosco o mesmo nível de consideração.
Não sou contra as pessoas corrigirem seus erros, virar a página da vida e fazer um novo começo, mas odeio pessoas hipócritas que ficam se auto-referindo e julgando o caráter dos outros.
Meu ex-irmão me causou prejuízos psicológico, emocional e consequentemente financeiro... Tem dias que não durmo e nem como direito, pois ainda não consegui me libertar das traições que ele cometeu sob o meu teto. Ainda não me perdoei por ter deixado ele entrar na minha vida e fazer o que fez... Tenho tido pensamentos muito ruins e temo que esteja perdendo uma parte do meu bom-senso. Hoje, se eu o encontrasse na minha frente não exitaria em dar-lhe um soco na cara, ou um tiro na cabeça. 
Peço a Deus que ele desapareça da minha vida e que eu não tenha mais notícias dele, pois se eu souber que ele se aproximou de algum dos meus filhos, ou passou perto da minha casa, ou do meu sítio vou buscá-lo nem que seja no inferno!!!

Ultimamente estou num nível de tolerância crítico e a hipocrisia das pessoas tem me incomodado bastante.  

sábado, 1 de março de 2014

A cabana

Fazia tempo que eu não me deparava com um livro tão bom. Gostei muito da estória e da maneira como ela se desenrola. Li algumas críticas contra o livro, mas democracia é isso. Cada um expressa a sua opinião a respeito das coisas. Para analisar cada conteúdo, devemos primeiramente estar com a mente aberta e usar não só a inteligência, mas a sensibilidade para captar as mensagens sutis que o autor passa nas entrelinhas. Análise é o que é... Observar, sentir e reportar os resultados, as impressões. Sem preconceitos, sem parcialidades, ou tendencionismo. Conversei com minha filha dia desses e comentei sobre o livro. disse-lhe que achei o livro bom e me limitei a sugerir:  "se você se interessar pela obra, leia-a, pois eu gostei..." 
Como ela ainda não leu, vou somente comentar algumas facetas que achei interessantes e sugerir aos meus amigos que leiam também.
A cabana é uma estória fictícia bem ao gênero A casa do lago, o autor divaga entre a realidade e a fantasia simplificando o conceito de Santa Trindade. Espanta para longe o típico preconceito daqueles que fazem estereótipos da imagem de Deus, ou de Jesus. Põe abaixo aquela imagem mental que a maioria de nós temos a respeito de Deus. Um Deus severo, carrancudo, autoritário e vingativo... Young nos surpreende com a simplificação do nosso Todo Poderoso. Alguém que se divide em três e que é único. Alguém que apesar de toda a sua grandeza, volta-se para um simples homem e diz para ele que ele é especial... Que se materializa na forma humana e que converte o complexo mecanismo do universo em coisas simples como um jardim, ou uma cabana... Metáforas para que Mack possa entender tudo o que Papai tem a lhe dizer.
A cabana coloca em pauta para discussão assuntos como perdão, ira, mágoa, Amor, Esperança e redenção. Algumas pessoas acharam o livro meloso e que o autor faz uma trama confusa. Na minha modesta e honesta opinião, o livro nos transmite uma linda mensagem com sentimentalismo dentro do que se propõe (não poderia ser diferente, afinal é um romance e não um tratado científico) e o autor, ao contrário do que li em algumas críticas não arrasta um enredo confuso, mas faz uma explicação metafórica e simplificada de maneira genial sobre questões bíblicas e sobre como Deus nos ama. Como disse anteriormente, para se fazer uma análise honesta e mais próxima da verdade, deve-se despojar dos véus do preconceito e do tendencionismo para que nenhum conceito pré estabelecido deturpe a forma como sentimos as novas informações. Como digo sempre a respeito dos livros que apreciei: Li, gostei e recomendo!!!