sábado, 21 de novembro de 2009

Salão do Automóvel - Nagoya Motor Show



Acontece neste mês de Novembro de 20 a 23/Nov/2009 a 16a. edição do Nagoya Motor Show no centro de eventos Port Messe. O site para maiores informações é: www.nagoya-motorshow.com

Isso não é uma reportagem, mas a descrição das impressões que tive do evento. Logo na entrada, um pouco de muvuca para comprar os ingressos (adultos 1400 ienes e estudantes do ensino fundamental 700 ienes). Ao entrar, uma grata surpresa... Dei de cara com o estande da Porsche com seus bólidos inconfundíveis. Em exposição um Boxter conversível, um Carrera e um Cayman que estavam bem em evidência e outros dois modelos mais ao fundo. Andando pelo evento nos deparamos com vários estandes das mais variadas marcas, com seus modelos destinados para os diversos segmentos do mercado. Estavam presentes dentre outras marcas: Porsche, Mercedez Benz, BMW, Lexus, Jaguar, Alfa Romeo, Jeep, Renault, GM, Peugeot e como não poderia deixar de ser: Toyota, Honda, Nissan, Suzuki...

Senti falta da presença de marcas como Ferrari, Ford, Volkswagem, Audi e Lamborghini.

Nota-se a tendência constante ao arredondamento das formas e a inclusão de formas angulosas em alguns detalhes, como por exemplo os faróis do Nissan Fairlady Z370, dos faróis do Toyota Prius e do Body de alguns modelos da BMW como o Z4. Outra tendência notada foi a colocação de scoops ou fendas para ventilação dos discos dianteiros, presentes em vários modelos. Os detalhes cromados de partes internas e externas já não são mais exclusividade dos carros de luxo.

Nesta edição do Nagoya Motor Show, o apelo ecológico foi o grande destaque do evento, sendo que montadoras como Toyota, Honda e Suzuki deram atenção especial à apresentação de veículos ecologicamente corretos. A Toyota trouxe o IQ, veículo pequeno, de bom desempenho e com preço competitivo, mas a vedete da marca realmente é o Prius, carro híbrido, leve, feito com alto índice de material reciclado, de excelente qualidade e que traz no seu leve consumo de gasolina e no baixo nível de emissão de poluentes o seus maiores atrativos. Sucesso de vendas dentro e fora do Japão, o Prius ajudou a tirar a Toyota da crise e sua produção dá emprego para muitos brasileiros que vivem na região de Aichi.

A Honda tem um rival para o Prius. O Insight é um carro projetado na mesma plataforma, que tem apelo ecológico devido ao motor híbrido e que vem conquistando o consumidor japonês gradualmente. Apesar da qualidade não deixar a desejar e de ser mais barato que o concorrente, o Prius ainda é líder em vendas no segmento. Essa briga ainda vai longe e quem sai ganhando é o consumidor que será agraciado com qualidade e preço.

A cada edição dos salões do Automóvel que se realizam mundo afora, as montadoras trazem mais novidades tecnológicas, visando melhorar o conforto, a segurança, o desempenho, a economia... Muitos dos concepts que foram vistos nas edições passadas, tornaram-se modelos de fabricação em série. Muitos dos concepts que estão sendo mostrados agora serão nossas futuras opções de compra. Alguns modelos só estarão ao alcance de uns poucos mortais mais abonados. Este é um evento bom para se refletir sobre as tendências de mercado, sobre como os nossos carros ficarão no futuro e, sobre como nós, seres humanos que fomos movidos pelo petróleo até agora, nos deslocaremos sobre rodas no século XXI.

Além dos carros, as Staffs deram um Show a parte com sua beleza e simpatia, abrilhantando ainda mais o evento. Muitas, acho que chegam ao final do dia com dores no rosto, pois passam o tempo todo sorrindo. O profissionalismo e a simpatia foram os pontos marcantes nessas meninas que gentilmente posaram para as fotos.

O Nagoya Motor Show, para quem gosta de carro e tecnologia, é um bom divertimento, além de acrescentar as novidades no setor automobilístico. Fui, gostei e recomendo. Fotos no meu Orkut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário