
Quando paro e olho para trás, lembro que chegamos no século XXI. ¨Grande coisa¨, diriam alguns, mas eu reafirmo...É uma grande coisa mesmo!!! Antigamente se falava nas maravilhas do futuro, nos avanços da ciência... Criavam hipóteses de como seria o mundo no ano 2000... Pois bem... Para refrescar a memória de quem viveu as dificuldades do passado e as esqueceu e para esclarecer algumas pessoas que não viveram em tais épocas, vamos fazer uma pequena explicação... Eu tiro como base a minha vida e os caminhos que tomei para chegar até aqui...
Bem, nasci em 28 de Abril de 1970 em Ferraz de Vasconcelos. Na época, meus pais estavam em dificuldades financeiras. Sem dinheiro para me registrar, esperaram até Agosto daquele ano. Meu pai declarou que eu havia nascido no dia 20 de Agosto de 1970 para não pagar multa. Hoje, o cidadão brasileiro pode registrar seus filhos gratuitamente.
Lembro-me que quando eu era criança, a gente ia buscar óleo de soja no armazém e levava uma garrafa de vidro para carregar o óleo que era extraído de um tambor. Havia uma bomba de manivela com uma mangueira para bombear o óleo para as garrafas. Hoje, o óleo é vendido nas ultrapassadas latas, ou em modernas garrafas plásticas, dentro de certos padrões de fabricação e higiene.
Lembro-me das fichas telefônicas que usávamos para fazer nossas ligações. A ligação local durava três minutos. A ficha para interurbanos era diferente e mais cara. O serviço telefônico era ruim(as vezes não se escutava direito devido a chiadeira), as linhas eram muito caras e não existiam celulares. Hoje, com a popularização do telefone, pelo menos no Brasil, o governo abriu a concessão dos serviços de telefonia e a concorrência beneficiou os usuários com a melhoria dos serviços e tarifas mais atraentes. Com o advento do celular, não há mais desencontros como haviam antigamente.
Antigamente, ou você tinha um carro a gasolina, ou a álcool, ou a diesel. Carro particular a gás de cozinha também existia, mas era ilegal. Atualmente, as pessoas podem comprar carros com motores Flex, ou GNV e ainda tem os híbridos que funcionam com motores elétricos (carros com apelo ecológico e que tem o incentivo do governo japonês para a sua produção e venda).
Antigamente uma carta para chegar no Brasil, levava até uma semana. Para fazer uma transação por carta levava-se uns quinze dias. Hoje, para mandar fotos, cópia de documentos ou cartas, tudo pode ser feito por e-mail. Chega na mesma hora. É rápido, prático e seguro.
Tudo isso sem citar outras infinidades de coisas que a evolução da ciência nos proporciona. Aqui no Japão é muito comum as pessoas viajarem, ou irem para lugares desconhecidos sem a dor de cabeça de ficar parando de posto em posto para verificar se o caminho está certo. A tecnologia GPS dos aparelhos de navegação permitem que você viaje para qualquer lugar do Japão. Realmente...Os avanços na área da ciência foram grandiosos, mas uma grande parte da humanidade (quero crer que não é a maioria), ainda vive com a mentalidade de séculos atrás...
- Palestinos e Israelenses ainda continuam se odiando com paixão...
- Ainda existem na Europa, pessoas com o sentimento anti-semita...
- Ainda existem lugares onde pessoas trabalham em regime de semi-escravidão...
- Ainda existem pessoas que acham que os homosexuais, os negros, os pobres, os ignorantes, os asiáticos, os nordestinos, os judeus sejam pessoas inferiores...
- Ainda existem políticos que acham que época de trabalho é só quando há uma eleição...
- Ainda existem países querendo pleitear seus direitos através da guerra...
- Ainda existe gente que mesmo sabendo que o futuro é incerto, desperdiça água...
- Ainda existe gente aos montes morrendo de fome...
- Ainda existem seitas religiosas que ¨em nome de Deus¨ exploram a boa fé das pessoas (como na Idade Média).
- Ainda existem pais que exploram seus filhos nos semáforos das grandes avenidas...
- Ainda existem pessoas que mesmo sem precisar, inscrevem-se nos benefícios sociais do governo...
- Ainda existem pessoas que discriminam a mulher...
E por aí vai... Estamos num novo século, numa nova era, no entanto, muitos de nós ainda estamos com a mentalidade do século passado. Você já parou para pensar que está vivendo no século XXI? Uma nova era...De entendimento, de tolerância, de benevolência, de solidariedade e de Paz!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário