quarta-feira, 1 de maio de 2013

Análise da Animação Frankenweenie

Foto: Banco de imagens do Google

Aproveitando as minhas atividades complementares da Faculdade, vamos postar aqui a análise do Filme Frankenweenie. Afinal, assistir filmes na net, no cinema, ou em DVD é diversão universal!!!


Produzido pela Disney e dirigido pelo genial Tim Burton, Frankenweenie é não somente uma estória comovente sobre um menino e seu cãozinho, mas também um deleite para os amantes do cinema. A animação foi toda rodada em Preto e Branco para aumentar o clima tétrico e sombrio, bem ao estilo de Tim Burton. A fotografia belíssima abusa do jogo de luz e sombra e dos efeitos 3D, propiciando imagens fantásticas. Com um toque gótico, o diretor consegue transformar uma noite no cemitério em um cenário de rara beleza.
O enredo se desenrola na cidade fictícia de New Holland, onde Victor, um menino aparentemente normal vive com os pais e seu estimado cãozinho Sparky. Victor, um garoto dotado de extrema inteligência, adora as aulas de ciências e nutre uma grande admiração pelo professor.
Com a perda inesperada de seu cãozinho num acidente, Victor, inconsolável e obstinado, desenvolve um procedimento baseado nas explicações e teorias ministradas nas aulas de ciências. Secretamente, ele consegue fazer seu animalzinho voltar a vida. Toda criança que já teve algum animal de estimação, já teve essa fantasia. Com a feira de ciências prestes a acontecer, os colegas de escola de Victor descobrem seu segredo e roubam os relatórios dos procedimentos desenvolvidos por ele. Posteriormente, refazem as experiências em outros animais mortos produzindo monstros, aterrorizando a cidade e causando um grande caos.
Neste ponto, há uma mensagem implícita, onde o diretor insinua nas entrelinhas que Victor foi bem sucedido em sua experiência, pois realizou-a com Amor e entusiasmo. Os outros garotos realizaram suas respectivas experiências visando somente o primeiro lugar na feira de ciências.
No final, Victor e Sparky conseguem salvar a cidade dos monstros, mas Sparky acaba morrendo novamente. Comovidos, os cidadão unem-se e ligam as baterias de seus carros no cãozinho e conseguem revivê-lo.
Frankenweenie, como o nome sugere, segue um roteiro ao estilo Frankenstein, onde um cientista, através de procedimentos especiais, consegue reanimar criaturas mortas. A fórmula é antiga, mas o contexto é totalmente novo. Tim Burton conseguiu inserir numa estória comovente um ar de filme de terror, mesclado com aventura, misturando ingredientes bizarros sem, no entanto, afetar a parte emotiva e encantadora das personagens centrais.
Como sempre comento, para nós brasileiros, falantes da língua Portuguesa que moramos no Japão, assistir a filmes dublados em japonês não tem o mesmo sabor, mas a obra em si, é um conjunto de ingredientes unidos de forma tão meticulosamente harmoniosa que o resultado é surpreendente. Para os fãs do gênero e para os cinéfilos de plantão é uma boa dica de entretenimento.
Assisti, gostei e recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário