
Aqui no Japão, como em qualquer lugar do mundo, a gente se depara com gente antipática...Tem gente que é antipática por natureza, mas tem gente que força uma antipatia, as vezes para fazer um tipo, ou simplesmente por não ir com a cara de determinada pessoa...Daí, fazem questão de mostrar o seu sentimento de desafeto para com as pessoas. Muitas vezes, quem não se deparou com uma situação como essa: Você chega num estabelecimento comercial, ou repartição pública e quando a pessoa percebe que você é estrangeiro faz questão de mudar o tom de voz, a maneira como ela te atende(taido) e por vezes, o modo como ela põe sua mercadoria no balcão dá a impresssão de que ela está jogando...Vez ou outra, ela usa um tom ríspido na voz para perguntar algo, como se estivesse irritada e você estivesse fazendo uma enorme ofensa para ela...Quem nunca passou por uma situação dessas no Japão? Se você nunca passou por isso, sinta-se um felizardo, pois todas as pessoas com as quais toquei no assunto afirmaram que já foram vítimas desse tipo de antipatia gratuita.
Outro tipo de antipatia gratuita é quando a pessoa não vai com a sua cara e você nem desconfia. Ela fica aguardando a chance de demonstrar esse sentimento. Na primeira chance que ela tem para te dar uma má resposta, ou para te ofender, ela descarrega toda a sua raiva infundada em você.
Hoje em dia com o advento da internet então... Antigamente era só por telefone. Engraçado como as pessoas covardes acham fácil ofender as outras através de um perfil fake...Escondidinhas no seu casulo de ignorância, lançam mão desse artifício para dar vazão aos seus recalques. Tsc, tsc, tsc...Coitados...O que deve doer mais neles é que eu simplesmente os ignoro e deleto suas mensagens irrelevantes!!! Nos fóruns de discussão, onde existem tópicos de interesse geral sendo abordados, algumas pessoas perdem seu tempo ofendendo os demais.
Agressões e antipatias a parte, o que as pessoas se esquecem é que somos uma comunidade estrangeira dentro do Japão e que as nossas armas são a união e a informação. Com a união, obtemos ajuda uns com os outros e com a informação adquirimos os meios para viver bem neste país e alcançarmos os nossos objetivos. Muitos brasileiros, no decorrer desses anos vivem e sofrem. Acabam por esquecer dos demais e vivem a filosofia do cada um por si. Esquecem-se também que todos estamos navegando no mesmo barco.
Além dos parentes e dos amigos, temos centenas de compatriotas que esperam para nos ajudar e outras centenas que precisam da nossa ajuda. cabe a nós saber onde é o nosso lugar nessa imensa engrenagem.
Independente da sua religião, de sua posição social e opinião, há um fato inegável: Sempre há algo que possamos fazer por alguém...Nem que seja tentar ser simpático, tornar o dia das pessoas o mais agradável possível, ou simplesmente dar um sorriso. Antipatia gratuita não leva a nada, pelo contrário, só faz estragar o dia de algumas pessoas que não tem culpa dos seus problemas. Vamos colocar um sorriso no rosto e responder à antipatia com simpatia!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário