domingo, 25 de outubro de 2009

Correria


Muita gente sabe que a vida aqui no Japão não é fácil, aliás a vida (sem dinheiro) não é fácil em qualquer lugar do mundo! Mas aqui há um misto de facilidades e dificuldades...Comparando com o Brasil, realmente existem diversas vantagens como alguns benefícios sociais, menos burocracia para resolver alguns assuntos pertinentes ao cotidiano do cidadão, sistema de atendimento mais organizado, etc...
As dificuldades? Bem, eu poderia começar citando a barreira do idioma. Se por um lado, o sistema ajuda, por outro, o idioma é uma barreira para a maioria de nós. Alguns ainda falam e entendem. Existem ainda uns poucos que falam, lêem e escrevem, estes últimos (privilegiados) não se apertam. Tirando esses dois grupos, os demais necessitam de intérpretes até para as coisas mais elementares. Está na hora de mudarmos nossa mentalidade e atitude. Muitas vezes vemos pessoas que negligenciam a educação, privando a si e aos filhos de um leque de oportunidades que o conhecimento proporciona. Tempos atrás, passamos por uma crise e pude constatar que meus compatriotas reagiram de maneiras diversas frente as dificuldades... Sei que cada um é que sabe de suas próprias dificuldades, mas se fizermos um comparativo, veremos que cada atitude trouxe um resultado difrente. Uns por motivos financeiros, ou porque estavam com a esposa e os filhos, ou por que não tinham dinheiro guardado, fizeram as malas, pegaram aquela ajuda do governo e voltaram para o Brasil. *Note bem, isso é uma ANÁLISE e não uma crítica. Outros não quiseram voltar, seja por vergonha, por não ter dinheiro, ou simplesmente porque queriam apostar numa melhora. Houve no entanto um grupo que considero especial...Especial e admirável... Pessoas que buscaram adquirir conhecimento e capacitação durante o tempo em que estavam ociosos. Tenho alguns amigos que foram atrás de cursos de japonês, cursos de massagem, cursos de empilhadeira, de solda, de fotografia, de inglês...Vai servir para alguma coisa? Claro!!! Todo conhecimento adquirido é válido e mesmo que não seja aplicado no Japão, pode ser aplicado no Brasil, ou simplesmente vai deixar você no mínimo, uma pessoa mais culta e competente. Um bom currículo é a porta de entrada para as vagas que andam bem concorridas.
Resultados? Bem...Os que pegaram a ajuda do governo terão que ficar três anos sem entrar no Japão. Caso o governo acredite ser necessário, ainda há a POSSIBILIDADE de o visto ser negado, sob alegação de que a crise ainda não passou totalmente.
Os que apostaram na sorte e ficaram esperando, bem...Alguns tiveram suas vagas de volta, outros conseguiram se encaixar em outra empresa e alguns ainda continuam esperando... Esses apesar de alguns terem retornado às suas vidas, tiveram um atraso finaceiro no tempo em que estavam parados.
Do grupo das pessoas que correram atrás de estudar, alguns ainda continuam desempregados, mas os que voltaram à ativa, voltaram mais capazes, com aquele algo a mais. Seu currículo está mais atraente e os que ainda não se encaixaram tem mais chances em potencial. Esses últimos só tiveram um atraso financeiro no tempo em que estavam parados, mas deram um grande passo no lado intelectual.
E a correria continua!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário