segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Alimento para o Intelecto e para a Alma
Apesar da vida corrida e cansativa que todos nós levamos, principalmente aqui no Japão, onde se vive a filosofia nipônica de dedicação ao trabalho, há de se buscar relaxamento físico e psicológico para recompor o organismo do desgaste diário. Uma boa pedida é exercitar o cérebro através da leitura. Sim, quando você lê algumas linhas de algum panfleto ou revista e já cansa, é um sinal claro de que o seu cérebro está ficando preguiçoso. É falta de exercitá-lo através de leitura e exercícios. Jogos como o Xadrez, ou outros que exijam raciocínio ajudam na manutenção dessa máquina pensante maravilhosa que temos dentro de nossas cabeças. Estudos indicam que as pessoas que resolvem palavras cruzadas, ou que lêem com frequência, são menos suceptíveis aos efeitos degeneradores da idade. Também tem menor probabilidade de desenvolver o mal de Parkinson. A leitura obriga os neurônios a trabalhar para processar as mais diversas informações, assim quando lemos, nos transportamos para dentro do enredo e nossa mente gera as mais diversas imagens e acessa informações que estão armazenadas muitas vezes lá no fundo do nosso arquivo psíquico. Outra questão básica é o teor daquilo que lemos. O ideal é exercitar a mente através da leitura e alimentar o intelecto e a alma com temas edificantes e prazeirosos. Nada mais chato do que ler coisas que não nos interessam, mas nada mais destrutivo e nocivo à mente do que alimentá-la com lixo. Exatamente. Nós somos o que comemos. Se nos alimentamos de maneira saudável, nosso corpo será forte e sadio. Pode se dizer que somos o que comemos. Fazendo-se uma analogia, também podemos dizer que somos o que absorvemos. Tudo o que lemos e adquirimos como bagagem mental passa a tornar-se parte do nosso eu interior, da nossa mente e influencia diretamente no nosso caráter. Portanto é preciso ter cuidado com as coisas que deixamos entrar pelas portas do nosso cérebro:
*Olhos: Devemos ter cuidado com o que os nosso olhos vêem, seja na forma de filme, seja na forma de leitura... Os olhos são as principais janelas da Alma.
*Ouvidos: A segunda principal janela da Alma Humana são os ouvidos. Devemos vigiar o que escutamos, seja na forma de fofoca, seja na forma de música...
Através dessas duas janelas devemos filtrar as informações que vamos admitir em nossas mentes. Tenho visto muitas pessoas por aí que não filtram as informações e alastram boatos (muitas vezes sem fundamento) e acabam transformando uma grande mentira numa grande pseudo-verdade. Particularmente, acho que mesmo que a informação seja verdadeira, temos que cuidar para que ela não seja como uma pedra jogada na multidão. Não se sabe quantas pessoas ela vai ferir. Uma informação que não acrescenta nada (de bom) não vale a pena ser passada para frente.
Voltando ao assunto leitura, gostaria de recomendar às pessoas do meu círculo de amizade e aos leitores deste modesto blog os livros:
*O Vendedor de Sonhos - O Chamado
*O Vendedor de Sonhos - A Revolução dos Anônimos
*O Semeador de Idéias
Todos do mesmo autor. Augusto Cury. Sei que gosto cada um tem o seu, mas acho que a grande maioria vai gostar da mensagem e do enredo, que diga-se de passagem é fantástico. O personagem central é um homem misterioso, mas ao mesmo tempo carismático, como aquele que idealizamos como compartilhador da sociedade. Espero que pelo menos alguns de vocês leiam e compartilhem as idéias comigo. Será um prazer. Assim como me sinto imensamente comprazido em compartilhar minhas idéias e dentro de certos aspectos ajudar o meu próximo. A vida já é dura o suficiente para que façamos dela um fardo pesado. Na verdade é melhor viver construindo um mundo e deixá-lo colorido para nós e para os outros, do que viver num mundo cinza e sem-graça. Já me decepcionei muito com as pessoas, mas tenho certeza de que as pessoas que me decepcionaram fazem parte de uma ínfima minoria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário