sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Máquina do tempo

Foto: Banco de imagens do Google

Desde criança eu escuto falar da fantasia da máquina do tempo. Alguns filmes e livros discorrem sobre o tema e fazem as nossa mente viajar nessa possibilidade. Viajar no tempo e visitar o futuro... Ou ainda rever o passado. Seria uma experiência no mínimo interessante. Saindo do contexto da fantasia, a máquina do tempo é somente um instrumento de concepção cientificamente inviável. É um prato cheio para roteiristas como Spielberg, ou escritores como Verne. Mas, e na prática? O ser humano poderia fazer uso de um instrumento semelhante? A resposta é: Até certo ponto e de certa forma SIM!!! Muitas empresas, através de especialistas, já lançam mão de deduzir como será o futuro através de tendências e estatísticas. De maneira mais simples, também podemos imaginar o nosso próprio futuro através da observação do que vivemos hoje. Das tendências e do rumo que as coisas vão tomando. Dentro de uma visão realista, para esta nossa dimensão, essa é talvez a única forma de ver o futuro. Imaginar, ou fantasiar o futuro é outro assunto. Sim... Outro assunto, mas que não deixa de ser uma atividade agradável.
Com relação ao passado, a máquina do tempo que temos em nosso cérebro é mais eficiente, pois são coisas que já vivenciamos e que estão guardadas no fundo dos arquivos do nosso subconsciente. Esses arquivos podem ser acessados simplesmente através do ato de lembrar, ou ainda, poderão ser resgatados, ou despertados através de mecanismos como músicas, filmes, comerciais, desenhos, cheiros... Quando nossa mente é estimulada por esses agentes, a máquina do tempo que existe dentro de nós é ativada e nos transportamos mentalmente para determinada época de nossas vidas.
Existem muitas músicas que me transportam ao passado e hoje em dia eu não preciso mais arquivar nada em minhas coisas. Sempre que tenho um tempinho, busco as referidas músicas em sites como o Youtube.
Tem um perfume que sempre que sinto sua fragrância no ar, me recordo de uma determinada pessoa... Acho que todo mundo tem uma história dessas para contar.. Gosto muito do cheiro de bolinho de chuva. Sempre me lembro da minha mãe. Produtos infantis como Xampus, óleos, cremes e sabonetes me fazem voltar ao tempo em que minha filha era uma bebezinha. O cheiro de cosméticos me transporta ao tempo em que minha mãe foi esteticista. Existem muitos instrumentos que ativam a nossa máquina do tempo. Devo dizer que mesmo sendo um instrumento subjetivo, essa máquina do tempo vem com uma advertência: “Use com moderação. O mal uso desse instrumento pode agravar feridas mal-curadas e criar sequelas psicológicas”. A máquina do tempo dentro de cada um de nós é como uma faca de cozinha. Pode ser usada para o mal e para o bem. Usar essa máquina para resgatar experiências negativas nem sempre é bom, mas é altamente saudável reviver as alegrias do passado e criar boas perspectivas para o futuro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário