segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Clima de Fim de Ano

Foto: Banco de imagens do Google Quando eu era criança, apesar das dificuldades, a gente sempre comemorava o Natal e Ano Novo em reuniões familiares. Os amigos da gente vinham passar as festas conosco e havia um clima diferente no ar. As dificuldades financeiras eram muitas, mas no fim de ano fazíamos pratos especiais, assados e saladas de maionese. Refrigerante era um luxo. Frango assado e churrasco também... Não ganhávamos presentes, mas estávamos felizes de alguma maneira. O final do ano proporcionava essa breve fase de Felicidade. Lembro-me de que quando findava Outubro e iniciava Novembro, as escolas já anunciavam as últimas provas do ano. Logo chegariam as férias. Logo chegariam as festas. A Rede Globo transmitia a tradicional vinheta de fim de Ano com aquela musiquinha:"Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou..." Dava uma alegria interna como se fosse uma espécie de nirvana. O comércio decorava suas fachadas e vitrines com temas natalinos anunciando a proximidade do fim do ano. Apesar de todas as dificuldades, as vezes sinto como se essa época em especial fosse a única forma de me sentir Feliz. Guardo no coração as lembranças doces de todas as reuniões familiares que tivemos. Nessa época cessavam as implicâncias que meu pai tinha sobre mim. Havia uma certa harmonia entre eu e meus irmãos, então eu pensava: "As coisas poderiam ser sempre assim!" Nós parecíamos uma autêntica família. Apesar desses pensamentos, eu procurava afastar a certeza de que depois das festas a minha vida voltaria a ser o sofrimento de antes.
Com o passar do tempo nós crescemos. Os filhos sairam de casa, minha mãe faleceu, meu padrasto casou novamente e nunca mais senti aquela sensação de felicidade natalina outra vez.
As pessoas com as quais convivi depois, não valorizavam as festas de fim de ano e o clima de Natal e de ano novo se apagaram dentro de mim.
Espero um dia poder reacender essa chama que foi apagada a muitos anos atrás e viver novamente esse espírito de confraternização. Espero que uma vez acesa essa chama, que ela nunca mais se apague. Quero fazer isso não só por mim, mas por todos aqueles que vivem comigo. Para que compartilhemos juntos essa maravilhosa sensação de Felicidade, afinal, são só essas coisas que poderemos levar da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário