segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A contradição nossa de cada dia

Foto: Banco de imagens do Google
A contradição existe em todos os lugares, mas tenho a impressão de que ela é muito gritante no Brasil. Pergunte a um estrangeiro qual a sua impressão do Brasil e em linhas gerais, ele responderá: "É um belo país, mas com gente extremamente rica num lado e com gente extremamente pobre do outro." Tais contradições podem ser vistas nas injustiças sociais, na política e nas situações mais corriqueiras do nosso cotidiano.
Por exemplo, quando há excesso no procedimento policial, vemos que os homens que são treinados e pagos para proteger a sociedade, muitas vezes fazem o papel inverso, tornando-se nossos algozes. Vejo a população temer a polícia. Por causa dos ladrões e bandidos, vivemos cercados por grades, quando deveríamos saber o verdadeiro sentido da palavra liberdade.
Já na antiguidade, a bíblia (bíblia com letra minúscula mesmo) nos narra conflitos e derramamentos de sangue "ordenados por Deus" e em nome desse deus os homens tomaram em suas mãos a liberdade de matar. (em ÊXODO 20:13 Deus dita o mandamento proibindo os homens de se matarem)
A lei do silêncio para quem não sabe vai das 22 horas até as 6 da manhã, isto é, se não a prolongaram até as 8 da manhã. No Bairro onde moro, tem noites de Quinta, Sexta, Sábado e Domingo que parece que estou numa Rave. O som é tão intenso que a minha janela de alumínio vibra. Não consigo nem assistir televisão.
Falando em contradição, tem muita propaganda na televisão mostrando uma família feliz e saudável, consumindo frituras. Uma famosa marca de Fastfood mostra pessoas saudáveis e alegres consumindo seus produtos. As mulheres maravilhosas das propagandas de cerveja nem de longe lembram os gordinhos bebedores de cerveja da vida real.
Quer ver situação terrível é quando você chega numa repartição pública, espera longas horas numa fila, escuta abobrinhas por todo lado, é um empurra-empurra, um espreme-espreme e quando chega a sua vez, você é mal atendido pelo funcionário de má-vontade... Na parede em lugar bem visível percebe-se um cartaz com os dizeres: "Artigo 331 do Código Penal: Desacatar funcionário público no exercício da função, ou em razão dela. Pena: Detenção de 6 meses a 2 anos, ou multa."
Ainda na linha de discussão sobre as contradições que presenciamos, alguém notou que os DVDs piratas vem com as mensagens: "Não compre DVD pirata" e "pirataria é crime", hahaha!!!Ainda me lembro que quando começou a onda do vale-tudo, tinha um cara que usava uma camisa com os dizeres: "atleta de Cristo" e ele era extremamente violento. Subia no ringue e surrava seus oponentes chegando a sangrá-los, coisa típica desse "esporte". Atleta de Cristo...Essa foi boa...
Vejo muita gente dizendo que anda passando necessidade. Dizem que não tem nem para comer, mas esses mesmos vivem com um cigarro aceso entre os dedos. Alguns, vez ou outra são vistos embriagados. Fico com pena, mas não consigo deixar de pensar que o dinheiro do cigarro e da pinga poderia servir para comprar um sanduíche, ou um litro de leite.
Como os gringos dizem, nosso país é um país de grandes desigualdades. Vejos as Petshops se multiplicando por aí. No Brasil onde muitas crianças passam fome, cães, gatos e periquitos comem ração balanceada. Xampu para cabelos custa 7 reais, enquanto xampu de cachorro custa 15 reais...
Não se admire se depois que você se formar, as empresas exigirem algum tempo de experiência. Oras, que contradição!!! Se nenhuma empresa te der uma chance de praticar seu ofício, de onde virá sua experiência???

Nenhum comentário:

Postar um comentário