quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pequenas lições de Vida

Foto: Banco de imagens do Google
Muitas vezes, por mais que tentemos explicar algumas coisas aos nossos jovens, é por demais complicado... Existem certos assuntos delicados, que ainda constituem tabu para a sociedade, mas que nossos jovens devem ficar a par, desde que tenham capacidade de compreensão para observar as coisas que acontecem a sua volta.
Por exemplo, ontem de noite, saímos para jantar eu e um amigo e meus dois sobrinhos. Vejo-os atentos as coisas que vêem e comentam... Deixo-os fazerem suas observações, comento algo de maneira descontraída e vejo-os aprendendo sobre as coisas da vida através da observação. Eles, apesar de jovens, já são entendedores dos problemas da sociedade e de dentro do carro, observam através da janela um outro mundo... O mundo que de noite se transfigura sobre as calçadas na forma de prostituição, uso de drogas, miséria e falta de oportunidades. Por si, eles sentem que estudar é importante e que a falta de entendimento, preparo e instrução arrasta essas pessoas para a margem da sociedade, onde o desprezo, a falta de respeito e o preconceito, por parte da maioria das pessoas é algo "comum".
Esse pequeno "tour" pelo centro da cidade causou indignação, nojo, riso e surpresa. Foi uma pequena lição para a mente dos meus jovens sobrinhos que ainda não conhecem esse lado sombrio da sociedade.
Sempre ensino-lhes que na nossa condição humana, tanto podemos estar centrados na vida, ou na margem dela, mas que apesar de tudo, somos todos seres humanos e por isso, devemos respeitar toda e qualquer pessoa não importa sua condição dentro da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário